CERENE

Centro de Recuperação Nova Esperança

  • Professor Jacob Ineichen, 6607 - Itoupava Central - Blumenau / SC
  • (47) 3702-1900
  • www.cerene.org.br
Responsável
  • Marcos Edwin Mey
Compartilhe

Sobre

O CERENE presta Serviço Especializado na área da dependência química á 28 nos. Neste período já atendeu em torno de 13.000 (treze mil) pessoas.

Missão

\”Atuar na prevenção da dependência de álcool e outras drogas, e no atendimento do dependente e seus familiares, a partir de uma visão cristã de ser humano integral, buscando a reinserção social e uma melhor qualidade de vida.\”

Breve Histórico

O CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVA ESPERANÇA – CERENE é uma instituição civil, filantrópica e de assistência social, de caráter privado, sem fins lucrativos, fundada em 4 de maio de 1989 na cidade de Blumenau/SC, a partir do clamor da comunidade e de famílias que, não sabendo como lidar com pessoas dependentes químicas (álcool e outras drogas), buscavam ajuda na igreja. Essa busca excedia o que era possível oferecer com o simples atendimento diaconal. Os Missionários que enfrentavam a situação, não podendo ficar alheios a mesma, concluíram, após vários encontros de discussão e análise, que se fazia necessária a construção de um espaço de acolhimento específico para atender a demanda que se apresentava. Daí nasce o CERENE, de forma muito humilde, mas que amplia continuamente seus espaços e qualifica seus profissionais para atender sempre melhor o público alvo. Nos 28 anos de existência, o CERENE atendeu em torno de 13.000 (treze mil) pessoas em regime de acolhimento integral e, anualmente, atende em torno de 35.000 (trinta e cinco mil) pessoas com palestras de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, em escolas, empresas, associações, igrejas e comunidade em geral.
Atualmente, a instituição oferece 268 vagas de acolhimento integral para adultos e adolescentes (masculino e feminino). As pessoas vêm de diversas regiões do país, sendo que a maioria provém das regiões circunvizinhas às Unidades de Acolhimento, sendo elas: Blumenau (SC), Lapa (PR), São Bento do Sul (SC), Palhoça (SC) e Ituporanga (SC), as primeiras para o público masculino e a última para o público feminino e um Centro de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos em Joinville (SC). O trabalho do CERENE, mesmo que com muitas dificuldades, tem alcançado reconhecimento local e nacional, e ao longo dos anos recebeu vários prêmios, sendo eles:
2011 - Outorgam de Entidade Amiga da Cidade, concedido pela Prefeitura de Lapa/PR.
2012 - Prêmio Municipal Mérito Liderança 2012 no segmento Centro de Recuperação pela unidade de São Bento do Sul (SC).
2012 - Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina - Destaque SC, entregue pela ALESC - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
2013 - Prêmio Mérito de Valorização à Vida 2013 concedida pela SENAD ao CERENE de Lapa, PR e por 05 (cinco) ano consecutivo, o CERENE, recebe o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina - Destaque SC, entregue pela ALESC - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Atividades e eventos da instituição

O CERENE atende seus residentes de forma integral por entender que o ser humano precisa ser atendido na sua integralidade, uma vez que a dependência química (álcool e drogas) adoece o indivíduo como um todo. Para isso os atendimentos incluem atividades que buscam a restauração do bem-estar físico, mental, espiritual e social dos mesmos. Para tal, utilizam-se atividades individuais e de grupo, reunião de grupo com famílias e acompanhamento familiar, atividades práticas, acompanhamento médico, atividades de lazer, práticas esportivas, palestras, aconselhamentos, espiritualidade, oficinas de artes e musicalização. Todas essas atividades são regidas pelo Regulamento Interno do CERENE que prevê a participação ativa dos residentes.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
86
Faixa etária:
12 a 59 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
Pedágio Beneficente, Café Colonial, Corrida Para Uma Vida Sem Drogas e Encontro de Famílias.
Principais necessidades:
A principal necessidade está na área de consumo diário da Instituição.

Atuação

Abrangência


O CERENE atende todas as pessoas que busca por seu Serviço. Independente da região que reside.

Doações

Alimentação (leite, café, arroz..., material de higiene e etc. e material de construção (várias áreas de atendimento precisam de reforma).

Necessitamos de voluntários

Temos a necessidade de voluntários, principalmente nos eventos promovidos pelo CERENE como a Corrida, Café Colonial e o Pedágio Beneficente. Nas demais áreas o CERENE conta com os profissionais técnicos da Instituição.

Fotos da Instituição