NÓS PODEMOS BLUMENAU

MOVIMENTO ODS

Responsável
  • Salete Sbardelatti
Compartilhe

Horário de Funcionamento

Não temos atendimento presencial, somente contato por e-mail e reuniões mensais.

Sobre

Saiba como surgiu o Movimento Nós Podemos: Após mais de três anos de discussão, que iniciou na Conferência Rio + 20 em 2012, os países membros das Nações Unidas (ONU) aprovaram, por consenso durante a 70ª Assembléia Geral da ONU em setembro de 2015, o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. O Lema é: “Ninguém pode ficar de fora”, por isso foram construídos contemplando os cinco elementos importantes para a sustentabilidade global.
Os ODS são um plano de ação que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. É uma proposta para as pessoas, o planeta e a prosperidade.
O lema é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso foram construídos contemplando as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta:
Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta.
PESSOAS
Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
PLANETA
Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
PROSPERIDADE
Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
PAZ
Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.
PARCERIA
Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.
Atualmente em Santa Catarina o movimento intitulado ODS Santa Catarina conta com a participação das cidades que aderiram. Por sua vez, cada município também conta com várias signatárias que realização ações em prol dos DDS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cumprindo com os quesitos assumido por ocasião de suas adesões ao movimento.

Missão

Missão: Do Movimento Nòs Podemos Blumenau, vem ao encontro atender as expectativas traçadas pelo Movimento Estadual e Nacional que é articular e mobilizar todos os setores da sociedade para promover o alcance dos ODS.
Também tem como visão: Ter a cidade como referência estadual e nacional contribuíndo para o movimento mundial no alcance dos ODS, com a participação integrada das pessoas, organizações da sociedade civil, empresas e governos.
Da mesma forma tem como Valores: A construção de um mundo melhor, socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado forma a base dos valores que nos unem: cidadania, cooperação, solidariedade, transparência, ética e diversidade...

Breve Histórico

Com objetivo de promover ações em prol das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), o Movimento Nós Podemos - Comitê Blumenau, tem procurado cumprir com suas atribuições.
No ultimo ano realizou reuniões e encontros, integrou as signatárias e as incentivou, para que cada uma, com seus projetos cumprisse as metas traçadas pelo Movimento Estadual e Nacional.
o Governo Municipal de Blumenau aderiu ao movimento em 2012, e desde lá vem atuando, em conjunto com suas signatárias, de forma a trabalhar os ODS - Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável.

Atividades e eventos da instituição

Projetos em prol de uma melhor sustentabilidade, trabalhando a prevenção e conscientização par uma melhor qualidade de vida ao planeta, as pessoas e a cidade.
São reuniões, encontros, palestras, eventos solenes e de integração, aplicações de projetos realizados pelas signatárias.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
30 entidades/instituições atuando em prol da comunidade como um todo.
Faixa etária:
Pessoas participantes na faixa de 20 à 50 anos - com atendimento a comunidade como um todo.
Eventos de arrecadação de fundos:
As reuniões servem para agregar as signatárias, ou seja, as empresas/entidades/pessoas/ instituições e órgãos públicos, valorizando suas ações em prol das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), dando visibilidade as mesmas incentivando que outras ações possam ser realizadas no município.
Também realiza ação conjunta em prol de uma comunidade escolhida como piloto, com maior vulnerabilidade social, procurando aplicar a maioria dos ODS.
Principais necessidades:
*Mais divulgação do Movimento para que outras empresas/instituições/entidades e Pessoas Físicas ingressem como signatárias, fortalecendo o movimento municipal.
*Apoio para que as signatárias possam participar de encontros e eventos da ODS Santa Catarina, fortalecendo o movimento estadual e a participação do município também no movimento estadual.
*Envolvimento das instituições estaduais e federais, existentes no município, apoiando e alavancando a participação do município no movimento.

Atuação

Abrangência


Toda a cidade, incluindo a participação de algumas empresas/instituição de cidades vizinhas, como Gaspar e Pomerode.

Doações

* Conforme os projetos realizados durante o ano, há necessidade de apoio financeiro para poder adquirir produtos e serviços específicos para cada tipo de ação/evento/projeto á ser realizado.
* Disponibilização de mídia (rádio, televisão, outdoor e jornal) para divulgar o Movimento.
* Criação de vídeo, anuncio e artes para publicação em mídias ( disponibilização de serviço de marketing através de uma agencia de publicidade).
* Disponibilização, por parte de uma empresa de som, para realização de evento em praça.

Necessitamos de voluntários

Toda e qualquer pessoa pode participar, em especial nos projetos realizados na comunidade. No entanto, o incentivo é para que entidades, instituições, órgãos públicos, pessoas e empresas passam aderir ao movimento, e se tornem signatárias, após compactuarem com o termo de compromisso e assim poderem utilizar das logomarcas e receberem o selo anual do Movimento.