ABLUDEF

Associação Blumenauense de Deficientes Físicos

Responsável
  • Maria Helena Mabba
Compartilhe

Sobre

Associação Blumenauense de Deficientes Físicos


Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas.

Missão

Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem a oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como o combate à discriminação e preconceito das Pessoas Portadoras de Deficiência Física, residentes no Município de Blumenau e Região; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis especificas de proteção e de acesso às políticas públicas.

Breve Histórico

O projeto surgiu em 1988, dia 28 de maio mais especificamente, e foi criado por um grupo de PcD da própria cidade de Blumenau. Sua primeira presidente foi a sócia fundadora, Jandira Vasselai que esteve na direção da entidade por 6 anos. A primeira sede era um imóvel alugado no Bairro Itoupava Norte. No ano de 1998 foi adquirida a sede própria, situada na região central da cidade, sob a gestão da segunda presidente da Entidade Maria Helena Mabba (1995-presente). Com área construída de 475,96 metros quadrados, em dois pisos, com área externa (pátio)e com acessibilidade (adaptada com rampas de acesso, corrimãos, barras de segurança, portas largas, ambientes para as atividades espaçosas e mobiliários ergonômicos).

Atividades e eventos da instituição

Encaminhamentos para políticas públicas (assistência social/saúde/ educação/ transporte); Grupo de Acompanhamento para Mundo do Trabalho/ Oficinas de Artesanatos, Grupo de Esporte. Presta serviços de Advocacia e Serviço Social. Realizamos orientações e empréstimos gratuitos de cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas, andadores e outros.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Mensalmente atendemos 500 pessoas e temos cadastrados mais ou menos 2.000.
Faixa etária:
Todas as idades
Eventos de arrecadação de fundos:
Feijoada do Marcão, evento beneficente, pedágios e outros.
Principais necessidades:
Principalmente verbas.

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

Aceitamos doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas, roupas, brinquedos, móveis diversos que são doados para os associados. Também aceitamos reciclados como papelão, vidros, plásticos e doações de cadeiras de rodas, muletas, bengalas e camas hospitalares, temos muito desses itens, mas estão todos emprestados.

Fotos da Instituição