Grupo Escoteiro Germânia - 111/SC

Compartilhe

Horário de Funcionamento

Sábados de 14h às 17:30h.

Sobre

O Grupo Escoteiro Germânia - 111/SC é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos, de caráter eminentemente educacional, cultural, assistencial, beneficente e filantrópico, destinado à promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais por meio da prática da educação não formal sob a forma do Escotismo.

Missão

Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existência e na riqueza de suas semelhanças e diferenças. O ser humano, em sua identidade singular e em sua cultura, sem distinção de origens sociais, etnias e credos.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou de habilidades específicas.

Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção.

Breve Histórico

O Grupo Escoteiro Germânia in iniciou suas atividades em 24 de março de 2018 na sede da Associação de Moradores Francisco Vahldieck no bairro Itoupava Norte e tem como objetivo levar o escotismo para 3 regiões da cidade que até então nunca tiveram um Grupo Escoteiro. O Grupo Realizou sua Cerimônia de Fundação contando atualmente com 62 membros inscritos.

Atividades e eventos da instituição

Escoteiros brincam, fazem amigos e aprendem conceitos importantes de respeito ao próximo e de trabalho em equipe. O escotismo existe em diversos países e foi criado na Inglaterra há mais de 100 anos. E, ao contrário do que muita gente pensa, os participantes desse movimento fazem muito mais do que acampar e vender biscoitos.

“Nosso objetivo é entregar alguém melhor para a sociedade, estimulando a cultura de paz”, explica o escoteiro André Spina, diretor de comunicação dos Escoteiros do Brasil.

Entre acampamentos e outras aventuras ao ar livre, a criança aprende brincando. Aliás, o contato com a natureza é muito estimulado. “Para o jovem é uma grande brincadeira, ele faz amizades e tem novas experiências. Mas, durante esse processo, nós trabalhamos a construção do caráter dele. É um complemento ao ambiente escolar e familiar”.

Além disso, muitos pais se envolvem nas atividades e ajudam na administração e organização dos grupos. Também é uma maneira de unir a família.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
47 Crianças
Faixa etária:
6,5 a 21 anos incompletos
Eventos de arrecadação de fundos:
Lobinho: de 6 anos e meio aos 10 anos. Nessa fase, tudo é transmitido por meio de brincadeiras. A criança começa a aprender sobre trabalho em equipe e a descobrir quais são seus interesses no universo escoteiro.

Escoteiro: dos 10 aos 15 anos. Com mais independência, é a hora de acampar. São as crianças que montam as barracas e cuidam da alimentação, mas os adultos do grupo, chamados chefes, sempre acompanham.

Sênior: dos 15 aos 17 anos. Nessa idade, o jovem é movido a desafios, por isso as atividades são mais complexas e os acampamentos, mais “radicais” – tem até uma modalidade em que as barracas ficam flutuando!

Pioneiro: dos 18 aos 21 anos. O escoteiro exercita cada vez mais seu papel de cidadão e participa de ações como a que aconteceu ano passado no Brasil: mil participantes de 15 países visitaram instituições carentes para, entre outros gestos, plantar hortas e consertar brinquedos.
Principais necessidades:
Adultos voluntários e materiais para atividades.

Atuação

Abrangência


O Grupo Escoteiro Germânia - 111/SC atende em Blumenau os Bairros Fortaleza, Tribess e Itoupava Norte.

Doações

Materiais diversos para atividades como material de acampamento, barracas, utensílios de cozinha, talheres, ferramentas de atividades diversas como facões, serrotes, rolos de sisal, lampiões, sacos de dormir, cordas, equipamentos de marcenaria, pás, enxadas, grelhas, etc.

Necessitamos de voluntários

Escotistas e Dirigentes além de Instrutores. Os Escotistas são os Adultos.