APAE de Blumenau

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Responsável
  • Gilson Jorge da Silva
Compartilhe

Horário de Funcionamento

7h30 - 11h30 e de 13h20 -17h20

Sobre

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau

Missão

Ser uma APAE de Excelência com o objetivo de oferecer atendimentos de Educação, Saúde e Assistência Social, direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a construção da cidadania através de uma sociedade inclusiva.

Breve Histórico

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau - APAE - foi criada em Março de 1965, por um grupo de cidadãos blumenauenses.
A primeira Diretoria foi empossada no dia 25 de Março de 1965 – tendo na Administração e Direção os pais das pessoas com deficiência mental – sendo em seguida reconhecida como Utilidade Pública, Municipal, Estadual e Federal, registrada no Conselho Nacional do Serviço Social e reconhecida Entidade de Fins Filantrópicos.
Em 1966 foi criada a ”Escolinha da Esperança” abrigando os primeiros 16 (dezesseis) alunos. Através dos anos com o aumento da demanda e a necessidade de um trabalho especializado, a Escolinha cresceu e transformou-se no Instituto Médico, Psico-pedagógico e Social.
Já em 1979, fez-se necessário contratar pessoal técnico para compor a equipe interdisciplinar do Instituto, que eram: Médico, Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Fisioterapeuta e Oftalmologista, equipe esta, responsável pelas triagens.
No mesmo ano, foi criado o Regimento da Escola com a participação de representantes de toda a comunidade escolar e da diretoria do órgão mantenedor; oportunidade em que, também se optou pela mudança do nome da escola, deixando de ser a ”Escolinha da Esperança – Instituto Médico, Psico-pedagógico e Social” denominando-se ”ESCOLA ESPECIAL PROFESSORA ESTELLA MARIA CAROPRESO”, em homenagem à fundadora e primeira diretora.
A partir de maio de 2007 passou a chamar-se IES – Instituto Integrado de Educação e Saúde ”Professora Estella Maria Caropreso”.
Atualmente as APAE´s estão presentes em mais de 2.000 municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo.

Atividades e eventos da instituição

Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla e TEA Transtorno do Espectro do Autismo.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Aprox. 400 pessoas.
Faixa etária:
Zero à terceira idade
Eventos de arrecadação de fundos:
Pedágio, Jantares, Bazares, Feiras e Agenda Anual.
Principais necessidades:
Apoio financeiro

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

Brinquedos pedagógicos, cestas básicas p/ as famílias, produtos de higiene pessoal p/os alunos, louças(copos, pratos e talheres), panelas grandes, garrafas térmicas, Jarras, móveis diversos p/ Centro Dia.

Necessitamos de voluntários

Na área de informática - sites e desenvolvedores, apoio em artes diversas, também para jardinagem, eletricista, pedreiro, pintor, etc.