APAE de Blumenau

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Responsável
  • Joel Trombelli
Compartilhe

Sobre

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, com o propósito de prestar serviços especializados para Pessoas com Deficiência Intelectual Múltipla e TEA-Transtorno do Espectro Autista (grave e gravemente comprometida).
É mantenedora do CAESP- Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial que disponibiliza atendimentos nas áreas da Educação, Saúde e de Assistência Social.

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira: das 7h30 as 11h30 e das 13h20 as 17h20.

Missão

Ser uma APAE de Excelência com o objetivo de oferecer atendimentos de Educação, Saúde e Assistência Social, direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a construção da cidadania através de uma sociedade inclusiva.

Breve Histórico

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau - APAE - foi criada em Março de 1965, por um grupo de cidadãos blumenauenses.
A primeira Diretoria foi empossada no dia 25 de Março de 1965 – tendo na Administração e Direção os pais das pessoas com deficiência mental – sendo em seguida reconhecida como Utilidade Pública, Municipal, Estadual e Federal, registrada no Conselho Nacional do Serviço Social e reconhecida Entidade de Fins Filantrópicos.
Em 1966 foi criada a ”Escolinha da Esperança” abrigando os primeiros 16 (dezesseis) alunos. Através dos anos com o aumento da demanda e a necessidade de um trabalho especializado, a Escolinha cresceu e transformou-se no Instituto Médico, Psico-pedagógico e Social.
Já em 1979, fez-se necessário contratar pessoal técnico para compor a equipe interdisciplinar do Instituto, que eram: Médico, Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Fisioterapeuta e Oftalmologista, equipe esta, responsável pelas triagens.
No mesmo ano, foi criado o Regimento da Escola com a participação de representantes de toda a comunidade escolar e da diretoria do órgão mantenedor; oportunidade em que, também se optou pela mudança do nome da escola, deixando de ser a ”Escolinha da Esperança – Instituto Médico, Psico-pedagógico e Social” denominando-se ”ESCOLA ESPECIAL PROFESSORA ESTELLA MARIA CAROPRESO”, em homenagem à fundadora e primeira diretora.
A partir de maio de 2007 passou a chamar-se IES – Instituto Integrado de Educação e Saúde ”Professora Estella Maria Caropreso”.
Atualmente as APAE´s estão presentes em mais de 2.000 municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo.

Atividades e eventos da instituição

Atendimento pedagógico, clinico e de assistência social.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
710
Faixa etária:
0 à 66 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
A APAE de Blumenau possui uma agenda anual de eventos:
MAIO - Notte San Gennaro (Será a 24ª Edição)
MAIO - PEDÁGIO
JUNHO – Acontecera a 34ª Feira da Amizade
JUNHO - FEIJOADA
AGOSTO – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual
SETEMBRO – 6ª Pastelada
OUTUBRO – Lançamento da Agenda APAE 2025
NOVEMBRO – 5ª Noite Natalina
DEZEMBRO - Festa de Natal e Encerramento do Ano Letivo.
Principais necessidades:
Recursos financeiros.

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

Alimentos, fraldas geriátricas, lenços umedecidos, roupas e ajuda financeira.

Necessitamos de voluntários

Pedágio, pastelada, feijoada, feira da Amizade, entre outras atividades.