Associação Assistencial Lar Betânia

  • Rua Konrad Adenauer, 90 - Ponta Aguda - Blumenau / SC
  • (47) 3322-2207
  • www.larbetania.org.br/
Responsável
  • Orlando Mattos Júnior
Compartilhe

Horário de Funcionamento

De 07h às 18h - Segunda a Sexta

Sobre

O Lar Betânia, na sua Unidade I (Bairro Ponta Aguda) dispõe de 8 salas para atendimento da Educação Infantil, em período integral. Dispõe, também de duas salas para atendimento de 4 turmas de Jornada ampliada (meio período). As mesmas têm boa iluminação e ventilação. Possui, ainda, amplos parques infantis (2), 1 solário para Berçário. Possui ampla sala para reuniões.

Dispõe, ainda, dos recursos comuns à Educação Infantil e à Educação Complementar à Escola: 1 biblioteca, 1 videoteca, 1 brinquedoteca, 1 laboratório de informática, 1 ambulatório, 1 gabinete dentário, 1 sala de direção, 1 sala de coordenação, 1 secretaria, 1 cozinha, 2 refeitórios infantis, 1 refeitório uso adulto, 1 oficina de padaria, 1 sala de artes, 1 lavanderia (equipada com máquinas industriais), 4 despensas, 1 ginásio para atividades físicas, recreativas e atividades com famílias, 1 garagem.

Missão

Atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal ou social, proporcionando-lhes atendimento integral, através de atividades sócio-educativas e biopsicossociais que visem o seu desenvolvimento holístico e harmônico; respeitando-os em suas fases específicas de desenvolvimento e na sua individualidade; defendendo seus direitos e a vivência da cidadania, sendo a entidade um espaço onde a criança construa seus conhecimentos e amplie suas experiências.

Breve Histórico

No início da década de 70 aconteceu uma tragédia no bairro Ponta Aguda, duas crianças morreram carbonizadas dentro de sua própria casa. Os pais, necessitando trabalhar e não tendo onde deixá-los, deixavam-os sozinhos trancados em casa.
Este fato sensibilizou a comunidade e Igreja Evangélica Assembléia de Deus e em janeiro de 1978 com um terreno doado por uma família blumenauense e recursos vindos do Canadá, iniciou-se a construção do primeiro prédio no bairro.
Com recursos doados por uma fundação alemã, esta obra foi concluída e inaugurada em 08 de abril de 1979.
No dia 23 de abril de 1979 tiveram início às atividades, com o atendimento de 30 crianças de 0 a 06 anos. Em 1980, identificou-se a necessidade de atender crianças e adolescentes em idade escolar que no período oposto ao da escola, também necessitavam de um local de referência.
Para atender a demanda, em junho de 1981 a Associação Assistencial Lar Betânia passou a receber crianças e adolescentes de 06 a 14 anos no contra turno escolar. No decorrer dos anos constatou-se a necessidade deste atendimento em outro bairro de nossa cidade, o bairro da Velha.
Em 06 de janeiro de 1988 iniciaram-se as atividades da Unidade II, denominada Lar Bethel.
Atualmente a entidade atende em suas duas unidades, cerca de 300 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
No âmbito de profissionais a unidade conta com cerca de 45 pessoas de diversas áreas como: pedagogia, serviço social, nutricionista, educadores, cozinheiras, zeladoras, voluntários na área de odontologia, entre outros.

Atividades e eventos da instituição

Educação Infantil (Creche e pré escola) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
240 na Unidade I
Faixa etária:
0 a 13 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
Pedágio, Jantar Beneficente, Café colonial, Feijoada, Bazares, entre outros.
Principais necessidades:
Recursos financeiros, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, mercadorias para realização de bazares, material para conservação patrimonial (tintas, isolantes, pincéis, rolos, etc)

Atuação

Abrangência


Bairro Ponta Aguda

Doações

Leite (é o item de maior consumo, em média 40 litros por dia)

Necessitamos de voluntários

Manutenção de pátio e conservação predial, professoras.

Fotos da Instituição