Lar Betânia

Associação Assistencial

Responsável
  • Orlando Mattos Júnior
Compartilhe

Sobre

O Lar Betânia, na sua Unidade I (Bairro Ponta Aguda) dispõe de 8 salas para atendimento da Educação Infantil, em período integral. Dispõe, também de duas salas para atendimento de 4 turmas de Jornada ampliada (meio período). As mesmas têm boa iluminação e ventilação. Possui, ainda, amplos parques infantis (2), 1 solário para Berçário. Possui ampla sala para reuniões.

Dispõe, ainda, dos recursos comuns à Educação Infantil e à Educação Complementar à Escola: 1 biblioteca, 1 videoteca, 1 brinquedoteca, 1 laboratório de informática, 1 ambulatório, 1 gabinete dentário, 1 sala de direção, 1 sala de coordenação, 1 secretaria, 1 cozinha, 2 refeitórios infantis, 1 refeitório uso adulto, 1 oficina de padaria, 1 sala de artes, 1 lavanderia (equipada com máquinas industriais), 4 despensas, 1 ginásio para atividades físicas, recreativas e atividades com famílias, 1 garagem.

Nossa Instituição trabalha com crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade em sistema de creche ( 0 a 5 anos) e contra turno (6 a 15 anos).

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, de 07h às 18h.

Missão

Atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal ou social, proporcionando-lhes atendimento integral, através de atividades sócio-educativas e biopsicossociais que visem o seu desenvolvimento holístico e harmônico; respeitando-os em suas fases específicas de desenvolvimento e na sua individualidade; defendendo seus direitos e a vivência da cidadania, sendo a entidade um espaço onde a criança construa seus conhecimentos e amplie suas experiências.

Breve Histórico

No começo da década de 70 aconteceu uma tragédia que abalou a sociedade Blumenauense.
Nas proximidades do local onde hoje se situa o Lar Betânia, residia numa casa de madeira, uma família com três filhos, sendo os dois menores de 4 e 6 anos, respectivamente.
Necessitando trabalhar fora e não tendo onde deixar os filhos, os pais deixavam-nos sozinhos, em casa, trancados num calor de até 36º, no verão, para prover à família o básico necessário; naquela época não havia creches, públicas ou privadas, que pudessem amparar crianças nestas condições; apenas algumas empresas ofereciam atendimento aos filhos de seus funcionários.
Um dia, brincando com fósforos, foi o que se presumiu na época, num descuido próprio de criança, não conseguiram evitar que sua casa fosse destruída por um incêndio, no qual os dois filhos mais novos morreram carbonizadas, salvando-se o mais velho porque estava na escola.
Este fato sensibilizou a Igreja Evangélica Assembléia de Deus para fazer algo em prol das crianças que não tinham um lugar seguro para ficar enquanto seus pais saíam para o trabalho.
Muitos obstáculos foram enfrentados até a aprovação do projeto e a liberação de verbas.
Os primeiros recursos financeiros vieram da Província de Alberta no Canadá iniciando-se, com estes, a construção do 1º prédio, em janeiro de 1978.
O próximo auxílio financeiro veio da Alemanha. A partir daí possível concluir as instalações e instalar os móveis e equipamentos necessários, sendo inaugurada a unidade que se chamou Lar Betânia, no dia 8 de abril de 1979.
Outro trágico acidente ocorrido com duas crianças, também de 4 e 6 anos de idade, que foram afogadas, no ribeirão vizinho ao casebre onde moravam, impulsionou, mais uma vez, a comunidade Assembléia de Deus, a ir ao encontro destas famílias tão necessitadas.
Foram construídas duas casas de madeira para atender, provisoriamente, crianças de 1 a 6 anos de idade, sendo as atividades iniciadas em 06 de janeiro de 1988 e, denominando-se, a unidade, Lar Bethel.
A procura pela creche foi tão grande, que houve a necessidade de grande mobilização no sentido de se construir um prédio maior para esse novo atendimento.
Hoje, o atendimento nas duas unidades ultrapassa o número de 380 crianças e adolescentes.
Nas duas unidades é oferecido atendimento nas áreas: pedagógica, social, esportiva, recreativa, com atividades que vão ao encontro das necessidades básicas fundamentais das crianças e adolescentes e resgatando a sua cidadania.
As conquistas foram acontecendo.
Devemos registrar, aqui, que as centenas de adolescentes que no decorrer dos anos passaram pela Instituição estão, hoje, na possibilidade de alcançar na sociedade, um lugar que do contrário jamais alcançariam, seja no sentido pessoal, como cidadãos de direito e de fato, seja no sentido profissional.
Hoje, após 44 anos, nossa Instituição conta com cerca de 50 funcionários em suas duas unidades (Matriz e Filial), atendendo 385 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade, oferecendo a elas a mesma qualidade de ensino e de cuidados básicos que se tinha quando inaugurada.

Atividades e eventos da instituição

Trabalhamos com educação infantil e Serviço de Convivência e fortalecimentos de vínculos, atendendo crianças e adolescentes em tempo integral. Oferecemos alimentação e novas experiências.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Unidade I - 275
Faixa etária:
0 a 15 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
Bazares, venda de lanches e evento para as famílias, em datas comemorativas. Esse eventos são abertos somente com as crianças matriculadas e suas famílias.
Principais necessidades:
Ajuda financeira

Atuação

Abrangência


Unidade I: Ponta Aguda e Vorstadt
Unidade II: Velha Grande, Velha Central e Ristow

Doações

Todas as doações; Financeira, alimentícia e material, como roupas, calçados, brinquedos e etc.

Necessitamos de voluntários

Monitoramento e marketing