APEB Blumenau

Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo

Compartilhe

Sobre

Associação Pedagógica Eurípedes Basanulfo

Breve Histórico

A Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo – APEB – é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, constituída e reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, registrada no Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Foi fundada em abril de 2005, com o propósito de ofertar serviços voltados aos segmentos sociais mais vulnerabilizados, em situação de risco pessoal e/ou coletivo. A APEB iniciou suas atividades na Empresa Alumetal com 16 crianças e adolescentes. Atualmente atende em sede própria 120 crianças e adolescentes na modalidade de Jornada Ampliada nos períodos matutino e vespertino.

Atividades e eventos da instituição

• TAREFAS PEDAGÓGICAS
São práticas educativas continuadas e de auxílio mútuo que objetivam favorecer o estímulo das potencialidades cognitivas, desenvolvidas numa perspectiva de promoção de oportunidades de ensino-aprendizagem.
• OFICINAS ARTÍSTICAS
A arte é um dos mais valiosos canais de expressão, seja ela teatro, música, pintura, modelagem, literatura, poesia… Através dela a criança expressa a criatividade que existe dentro de si. A arte será forte e poderoso veículo de educação do sentimento, de educação dos impulsos do ser, canalizando-os para o bem e para o belo.
• MOSAICO
A técnica do mosaico tem a capacidade de propiciar a obtenção de um espaço em que se possa desenvolver um processo de reeducação da criança, da renovação de sua postura frente à vida, em relação à família e a sociedade na qual está inserida.
• ARTES VISUAIS
Nas artes visuais, como em outras formas de arte, também é estimulada a liberdade de expressão da criança/adolescente, a fim de promover a sua interação de maneira equilibrada no seu cotidiano.
• TECELAGEM
O uso da tecelagem nos possibilita ricas experiências entrelaçando os fios e as direções. Mescla de tons e texturas, o fio conduzido nos revela tramas e arte. Na tecelagem manual, ritmo, ordenação e desenvolvimento bilateral são alcançados através de uma atividade artística e criativa.
• DESENHO
O desenho tem por objetivo desenvolver no aluno a capacidade motora, estética e crítica através de exercícios de observação e criação, estimulando o desembaraço, o auto-conhecimento e a criatividade, além de promover a ampliação do potencial humano.
• TEATRO
Nada melhor do que a dramatização e o teatro para levar a criança a vivenciar certas emoções e situações. À medida em que vivencia, ela trabalha com suas próprias energias íntimas, colocando-se no lugar do outro. Quando bem vivido e sentido, pode modificar até a conduta de nossas crianças e jovens.
• MÚSICA E INICIAÇÃO À PRÁTICA DE ORQUESTRA
O ritmo está presente na criança a partir de seu próprio organismo: o compasso das batidas do coração, o ritmo compassado do andar, o balançar dos braços, a seqüência interminável do dia e da noite, os horários das refeições, do descanso, tudo a sua volta fala que o universo está envolvido em ritmo harmonioso.
A música é uma linguagem direta, que vai imediatamente à alma, é elemento de formação estética e moral.. A música é a linguagem que atinge mais diretamente o indivíduo.
• HORTA
Com o objetivo de possibilitar o contato com a produção de alimentos saudáveis, associados ao respeito ao meio ambiente que nos circunda, a oficina de horticultura fomenta a compreensão do processo de semeadura, de cultivo e de colheita.
• INFORMÁTICA
A oficina de informática busca democratizar o acesso à informação, o desenvolvimento de habilidades relativas às tecnologias modernas, apresentando-se também como sendo um importante instrumento na formação educacional e profissional.
• ENCONTROS COM FAMILIARES E CUIDADORES
São oportunizados encontros periódicos com familiares e cuidadores onde são socializadas as experiências pedagógicas, as dificuldades encontradas, os avanços verificados, como também a busca conjunta e compartilhada de soluções para as contingências emergentes. Nosso propósito com a ação é possibilitar espaços de fortalecimento dos vínculos familiares, de pertencimento e de proteção social.
• EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS
São oportunizadas comemorações de datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Ao término de cada ano, organiza-se um evento de encerramento das atividades onde as crianças e os adolescentes socializam os conhecimentos adquiridos aos familiares, cuidadores e comunidade.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
100 crianças/adolescentes
Faixa etária:
05 a 16 anos

Atuação