Comunidade Kolping Garcia

Responsável
  • Pedro Albino
Compartilhe

Sobre

Como função social, colabora na inserção de pessoas no mercado de trabalho, pois mantém um curso de Costura Industrial. Esse curso também ajuda na manutenção da entidade, já que o produto da costura é vendido num bazar existente junto à secretaria. Possui, ainda um Clube de Mães, e mantém parcerias com a Fundação Pró Família (curso de dança, violão, artes marciais) e com mais algumas entidades que ocupam espaços da comunidade.

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 08h00 às 17h00.
À noite e sábados, Capoeira e Karatê (mediante acerto de horário).

Missão

A promoção do trabalhador e sua família.
Contribuir para a promoção da pessoa nas diversas dimensões da vida, mediante à formação de grupos solidários de auto-ajuda, visando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Breve Histórico

A Obra Kolping foi fundada pelo Padre Adolfo Kolping em 1849, em Colônia, Alemanha, onde tem sua sede internacional até hoje. Atua, hoje, em 60 países, em todos os continentes. A sede brasileira é em São Paulo e, em Santa Catarina, a Obra Kolping Estadual tem sua sede em Rio do Sul. São 12 Comunidades Kolping no Estado, mais centralizadas no Alto Vale.
A Comunidade Kolping Garcia foi fundada em 14 de março de 1982, e sua construção e estabelecimento foram conduzidos pelo Padre Miguel Rosseto.
A sede é própria, com mais de dois mil metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, sobre um terreno cedido em comodato, na época, pela Prefeitura Municipal de Blumenau. Cede espaço em suas instalações para a Associação Feminina de Blumenau – Afeblu, que há mais de 20 anos presta relevantes serviços de assistência a gestantes necessitadas de apoio. Já teve funcionando em suas instalações um CEI, por cerca de 20 anos, até 2008, e um CRAS, durante um ano e meio. Mantém convênio com a Secretaria de Desenvolvimento do município, na área da costura industrial, e com a Fundação Pró Família, na área de cursos de dança e violão.

Atividades e eventos da instituição

A principal atividade da Comunidade, atualmente, está voltada para a inserção no mercado de trabalho, especialmente de pessoas que têm dificuldade em conseguir emprego, principalmente pela falta de capacitação profissional e pelo pouco tempo em que estão estabelecidos na cidade; incluem-se aí as nordestinas e haitianas, que têm sido a maioria nos cursos nos últimos tempos. Há o trabalho voltado para os idosos, e também para os jovens, através das parcerias com a Fundação Pró Família.

Parceria com a Secretaria da Família (Pró Família), (dança, violão, judô) - de 06 a 16 anos.
- Costura Industrial, a partir de 16 anos.
- Capoeira (parceria com Filhos dos Bambas), a partir de 06 anos.
- Clube de Mães "União Kolping", sem limite.
- Associados, a partir de 18 anos.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Em torno de 300 pessoas
Faixa etária:
A partir de 06 anos.
Eventos de arrecadação de fundos:
Clube de mães, aulas de dança, ginástica da terceira idade, judô, karatê, violão, ballet e de capoeira.
Principais necessidades:
Recursos para arcar com despesas mensais como água e luz; recursos para reformas e manutenção da sede.

Atuação

Abrangência


Apesar de estar localizada no Bairro Valparaíso, a Comunidade não estabelece limites para sua atuação, no município ou fora dele.

Doações

Tecidos, principalmente malha e moletom, peças ou retalhos, pois a Comunidade possui um curso de costura industrial e utiliza muito esses tecidos para a formação de costureiras.

Necessitamos de voluntários

Para reforma, pedreiro, pintor, encanador, eletricista.

Fotos da Instituição