Rede Feminina

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

Compartilhe

Sobre

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

Missão

MISSÃO: Proporcionar atendimento humanizado nos serviços ofertados, contribuindo para a prevenção do câncer e a melhoria da qualidade de vida.
VISÃO: Ser Entidade de referencia no município na prevenção do câncer de mama e colo de útero. VALORES: Comprometimento, Ética, Humanização, Transparência e Excelência.

Breve Histórico

REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER:
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de BLUMENAU trabalha junto à comunidade desde sua fundação (24/09/1973), há 42 anos, quando a saudosa Irmã Dominícia e um grupo de Senhoras, lançaram as primeiras sementes desta entidade, cujas atividades são todas direcionadas ao bem estar e à saúde da população feminina, principalmente, a mais carente. Realiza a importante tarefa de prevenir o câncer do colo do útero e da mama. Iniciou suas atividades em 24 de junho de 1974, com o médico titular Dr. Jorge Eduardo Lafrond. Com autorização da Irmã Dominícia, mui digna Diretora do Hospital Santa Isabel, e uma das fundadoras da Rede, começamos nossas atividades nas dependências do mesmo Hospital, onde ficamos até 30 de agosto de 1999. Atualmente, possuímos sede própria, 09 funcionárias registradas e aproximadamente 130 voluntárias, que doam seu tempo e amor, trabalhando-nos diversos setores da Rede, dentre eles:

O Ambulatório
Parte principal da RFCC, que oferece serviços assistenciais com exames preventivos de câncer de colo uterino, de mamas e mamografia. Médicos e enfermeiras contratados atendem aproximadamente de 750 pacientes/mês.
A Lojinha Roupa Limpa
Importante suporte financeiro da Rede, este setor arrecada verbas comercializando roupas usadas e outros artigos doados pela comunidade, empresas e instituições. Este setor responde por 30% da receita da entidade.
As Próteses
Próteses de silicone são adquiridas pela RFCC e doadas às pacientes que frequentam o Setor Apoio à Mastectomizada por no mínimo 06 meses, ajudando a recuperar sua autoestima.
O Apoio Moral
São voluntárias vocacionadas para uma tarefa difícil, mas necessária; a de levar uma palavra de conforto e a mensagem de esperança ao ser humano fragilizado pela doença nos Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio em nossa cidade.
O Laboratório
Responsável pela leitura das lâminas do material coletado das pacientes que realizam os exames preventivos. É registrado no Instituto Nacional do Câncer, operado por citotécnica credenciada e tem supervisão de médico citopatologista.
O Setor Educacional
Exercido por voluntárias em clubes de mães, associações de bairro, empresas, escolas, feiras de saúde, dentre outros. Através de palestras este setor tem como proposta destruir mitos, quebrar resistências quanto à prevenção, esclarecer e afastar o medo da doença. Bazar Atualmente voluntárias habilidosas confeccionam lindos e criativos trabalhos que são comercializados nas promoções sociais e na própria sede, gerando significativos recursos que, somados a outros, mantém a entidade. Apoio e Orientação à Mastectomizada Voluntárias treinadas acolhem a paciente mastectomizada que recebe ali, tratamento fisioterápico, psicológico e com nutricionista. O objetivo é proporcionar toda orientação e estímulo para que seja reintegrada ao cotidiano.Essas pacientes mantém com o apoio das voluntárias, um grupo que realizam também atividades corporais através da dança sênior e se apresentam em festividades de outras entidades. O Setor Promocional Programar, organizar e fazer acontecer eventos sociais para a captação de recursos - este é o objetivo deste setor. São lanches, tardes de jogos, leilões de arte, etc... para os quais sempre contamos com a generosa colaboração dos lojistas, artistas plásticos, empresas e amigos da Rede

Atividades e eventos da instituição

Na RFCC é realizado o preventivo do colo do útero e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
São desenvolvidas entre as pacientes, do setor das mastectomizadas, a drenagem, linfática manual e com máquinas e várias atividades, como: Nutricional, psicológicas, assistência social, palestras, dança, trabalhos manuais, passeios, dentre outros.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Em 2014 foram atendidas aproximadamente 9903 pacientes.
Faixa etária:
A faixa etária é de 13 a 80 anos. Desde a menarca até a menopausa.
Eventos de arrecadação de fundos:
Os eventos organizados pela Rede Feminina já são tradicionais e aguardados pela comunidade que se faz sempre presente. Dentre os principais, podemos citar a “Tarde Cor-de-Rosa”, o “Pedágio da Rede”, a participação na “Feira da Amizade”, Caminhada Outubro Rosa e o Lanche Beneficente “Tarde das Cinderelas”, com as Debutantes do Tabajara Tênis Clube.

Atuação

Abrangência


Blumenau

Fotos da Instituição