Associação Casa São Simeão

Responsável
  • Alexandre Barbosa Tonin
Compartilhe

Horário de Funcionamento

24 horas ininterrupto.

Sobre

Atendimento integral a pessoas acima de 60 anos.

Missão

Fortalecer as relações de cuidado e atenção aos idosos, favorecendo vida de qualidade e dignidade humana.

Breve Histórico

A Associação Casa São Simeão, iniciou sua história em 1877 fundada nas imediações do Hospital Santo Antônio, a Casa de Detenção para Alienados administrada pela Sociedade de Assistência em Enfermidade com a finalidade de abrigar os idosos solitários que necessitavam de assistência na época. Em 1916, a entidade passa a ser administrada pelo governo do Estado e em 1931 é transferida a administração para o município.
Devido ao estado precário do antigo prédio e do aumento no número de asilados, em 1951 o prefeito Hercílio Deeke decide transferir os idosos para antiga Escola Agrícola, reformada com ajuda do governo municipal e do Rotary Club de Blumenau.
O Asilo dos Velhos - Municipalidade de Blumenau foi inaugurada em 04 de setembro de 1954.
Em 2005, a entidade passou a ser administrada por uma associação denominada Associação Casa São Simeão, de direito privado, sem fins lucrativos, através de estatuto e ata de eleição registrados.
Em 10 de abril de 2003, a entidade conquistou o título de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, de acordo com a Lei nº8304; 9.790 de 23 de março de 1999.
A ILPI possui um Convênio com o Município de Blumenau/SEMUDES visando a cooperação técnico-financeira para o desenvolvimento de ações socioassistenciais de atendimento ao idoso, firmado em dezembro de 2011, disponibilizando 65 vagas públicas para idosos, com idade maior ou igual a 60 anos e nos mais diversos graus de dependência.
Para a manutenção da ILPI, segundo o setor financeiro,69% dos recursos são provenientes da Prefeitura Municipal de Blumenau, que disponibiliza 10 colaboradores do quadro funcional para trabalhar na ILPI. Demais recursos são obtidos através de benefícios previdenciários (15%) recebidos pelos idosos, vagas particulares (15%) e doações da comunidade em geral (1%).

Atividades e eventos da instituição

Atendimento integral ao idoso, alimentação, higiene, saúde e conforto.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
77 idosos de ambos os sexos
Faixa etária:
A partir de 60 anos.
Eventos de arrecadação de fundos:
Pastelada, feijoada, café colonial, pedágio.
Principais necessidades:
Alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal.

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

Em espécie, fraldas, absorvente, produtos de higiene pessoal, alimentos.

Necessitamos de voluntários

Para o pedágio. Para vir até a instituição conversar com os idosos. Músicos para fazer tardes dançantes.

Nos eventos como pastelada, feijoada e café colonial a comunidade pode participar no ajudando na divulgação, venda e participação no dia do evento. No pedágio a comunidade pode participar como voluntário doando uma manhã para ajudar na arrecadação nos semáforos da cidade. No dia a dia a comunidade pode visitar a instituição e os idosos oferecendo a eles um tempo para conversa, ou outras atividades que queiram realizar, como: bingo, tarde dançante, jogos, contação de histórias, café.

Fotos da Instituição