Associação Casa São Simeão

Responsável
  • Nelson João de Souza Filho
Compartilhe

Horário de Funcionamento

24 horas ininterrupto.

Sobre

Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI – Serviços de Proteção Social especial de Alta Complexidade

Missão

Fortalecer as relações de cuidado e atenção aos idosos, favorecendo vida de qualidade e dignidade humana.

Breve Histórico

A Associação Casa São Simeão, iniciou sua história em 1877 fundada nas imediações do Hospital Santo Antônio, a Casa de Detenção para Alienados administrada pela Sociedade de Assistência em Enfermidade com a finalidade de abrigar os idosos solitários que necessitavam de assistência na época. Em 1916, a entidade passa a ser administrada pelo governo do Estado e em 1931 é transferida a administração para o município.
Devido ao estado precário do antigo prédio e do aumento no número de asilados, em 1951 o prefeito Hercílio Deeke decide transferir os idosos para antiga Escola Agrícola, reformada com ajuda do governo municipal e do Rotary Club de Blumenau.
O Asilo dos Velhos - Municipalidade de Blumenau foi inaugurada em 04 de setembro de 1954.
Em 2005, a entidade passou a ser administrada por uma associação denominada Associação Casa São Simeão, de direito privado, sem fins lucrativos, através de estatuto e ata de eleição registrados.
Em 10 de abril de 2003, a entidade conquistou o título de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, de acordo com a Lei nº8304; 9.790 de 23 de março de 1999.
A ILPI possui um Convênio com o Município de Blumenau/SEMUDES visando a cooperação técnico-financeira para o desenvolvimento de ações socioassistenciais de atendimento ao idoso, firmado em dezembro de 2011, disponibilizando 65 vagas públicas para idosos, com idade maior ou igual a 60 anos e nos mais diversos graus de dependência.
Para a manutenção da ILPI, segundo o setor financeiro,69% dos recursos são provenientes da Prefeitura Municipal de Blumenau, que disponibiliza 10 colaboradores do quadro funcional para trabalhar na ILPI. Demais recursos são obtidos através de benefícios previdenciários (15%) recebidos pelos idosos, vagas particulares (15%) e doações da comunidade em geral (1%).

Atividades e eventos da instituição

Atendimento integral a saúde e bem estar do idoso.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
75 idosos de ambos os sexos
Faixa etária:
A partir de 60 anos.
Eventos de arrecadação de fundos:
Pedágio, Feijoada e Café.
Principais necessidades:
Fralda Geriátricas Descartáveis G

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

Fraldas geriátricas descartáveis, absorventes para incontinência urinária, suplementos alimentares, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis.

Necessitamos de voluntários

Para ajudar nos eventos, para realizar corte de cabelo, para ler para os idosos, para fazer companhia e conversar com os idosos.

Fotos da Instituição