Cruz Azul no Brasil

Responsável
  • Egon Schlüter
Compartilhe

Horário de Funcionamento

De Segunda à Sexta, de 08:00h às 18:00 h.

Sobre

A Cruz Azul no Brasil é um trabalho social cristão diacônico e seus serviços e programas de atendimento destinam-se a todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político. Sua finalidade é ajudar dependentes do álcool e de outras drogas, seus familiares e outras pessoas afetadas direta ou indiretamente. Busca a prevenção e acolhimento das pessoas, através dos trabalhos de prevenção, reuniões de grupos de apoio (mútua ajuda), capacitação de multiplicadores sociais, publicações e divulgação de material de informação e a construção de políticas públicas de qualificação e ampliação da rede de atendimento. Realiza ainda assessoria e apoio às Comunidades Terapêuticas – CTs e outras entidades que atendem pessoas dependentes e seus familiares, sendo também uma Federação de CTs.

Missão

Promover a vida sem drogas, visando à saúde física, psicológica e espiritual para o bem estar individual, familiar e social, sendo um movimento de inclusão, mútua-ajuda e abstinência, mediante ações de prevenção, tratamento, reinserção social, apoio e educação continuada, fundamentado no poder salvífico e transformador de Jesus Cristo e acreditando na capacidade de mudança do ser humano.

Breve Histórico

Na Suíça, em 1877, o pastor luterano Luis Lucien Rochat percebendo o expressivo número de famílias que enfrentavam a problemática das drogas (álcool), esmerou-se em encontrar alternativas de apoio. Convicto de que a Palavra de Deus tem poder para mudar os aspectos da vida moral, espiritual e social do homem, iniciou uma serie de reuniões,onde eram discutidos assuntos referentes às drogas,e utilizando-se da abstinência como estratégia para vencer a dependência química. Dessas reuniões surgiu o trabalho da Cruz Azul, que posteriormente expandiu-se na Europa e mundo afora. A Cruz Azul no Brasil fundada em 23 de junho de 1995, é uma organização civil, privada, sem fins lucrativos, e cristã independente de qualquer tendência política ou vínculo confessional.É uma extensão da Cruz Azul Internacional fundada em 1877, em Ginebra-Suíça. e está presente em mais de 40 países.

Atividades e eventos da instituição

Prevenção: Programas e projetos de como palestras, peças de teatro, em escolas, empresas etc, confecção de materiais impressos;
Educação Continuada: Cursos para profissionais que atuam na área, Seminários, Pós -graduação etc
Grupos de Apoio: Formação de Grupos para adultos e de facilitadores com apoio permanente e formação
Grupos de Apoio Para Crianças ( Grupos de Apoio KIDS).
Políticas Públicas sobre Drogas a nível municipal, estadual e federal Assessoria a Comunidades Terapêuticas
Atendimento Psicológico gratuito à Dependentes e familiares na sede da Cruz Azul.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
298.468 beneficiados
Faixa etária:
A partir de 6 anos até idosos.
Eventos de arrecadação de fundos:
Pedágio Beneficente , bazares, Jogo das Estrelas, Almoços , Jantares, Selo Azul, Troco solidário.
Principais necessidades:
Recursos Financeiros

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

Em serviços: informática, redes sociais, eletricista, serviços de limpeza, manutenção.

Depósito bancário com identificação Conta:
Banco do Brasil: agência 95-7 C/C 377.000-1,
Viacredi: agencia 0101 C/C 826.502-0.
Contribuição via conta de energia elétrica (CELESC) .
Doação via FIA, com abatimento do Imposto de Renda.

Necessitamos de voluntários

Pessoas dispostas a ajudar, servir, a causa da dependência química, preferencialmente com formação em assistência social ou psicologia, mas também pessoas com ou sem outras formações a nível superior e dispostas a aprender e servir no apoio à pessoas e famílias. Nos eventos para arrecadação de fundos descritos no campo anterior.

Fotos da Instituição