Cruz Azul no Brasil

Responsável
  • Egon Schlüter
Compartilhe

Projeto Urgente!

Ampliação da rede de grupos de apoio e trabalho de prevenção nas escolas de Blumenau

Ficou interessado em contribuir e encontrar uma solução para este problema? Entre em contato conosco!

Sobre

A Cruz Azul no Brasil é um trabalho social cristão diacônico e seus serviços e programas de atendimento destinam-se a todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político. Sua finalidade é ajudar dependentes do álcool e de outras drogas, seus familiares e outras pessoas afetadas direta ou indiretamente. Busca a prevenção e acolhimento das pessoas, através dos trabalhos de prevenção, reuniões de grupos de apoio (mútua ajuda), capacitação de multiplicadores sociais, publicações e divulgação de material de informação e a construção de políticas públicas de qualificação e ampliação da rede de atendimento. Realiza ainda assessoria e apoio às Comunidades Terapêuticas – CTs e outras entidades que atendem pessoas dependentes e seus familiares, sendo também uma Federação de CTs.

Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 08h às 18h

Missão

Promover a vida: sem álcool e outras drogas, visando ao bem-estar individual, familiar e social;
Com a inclusão, a mútua ajuda e a abstinência;
Com ações inovadoras de prevenção, acolhimento, tratamento, reinserção social, apoio e educação continuada;
Acreditando na capacidade de mudança do ser humano:
Fundamentando-se no poder salvífico e transformador de Jesus Cristo

Breve Histórico

Na Suíça, em 1877, o pastor luterano Luis Lucien Rochat percebendo o expressivo número de famílias que enfrentavam a problemática das drogas (álcool), esmerou-se em encontrar alternativas de apoio. Convicto de que a Palavra de Deus tem poder para mudar os aspectos da vida moral, espiritual e social do homem, iniciou uma serie de reuniões,onde eram discutidos assuntos referentes às drogas,e utilizando-se da abstinência como estratégia para vencer a dependência química. Dessas reuniões surgiu o trabalho da Cruz Azul, que posteriormente expandiu-se na Europa e mundo afora. A Cruz Azul no Brasil fundada em 23 de junho de 1995, é uma organização civil, privada, sem fins lucrativos, e cristã independente de qualquer tendência política ou vínculo confessional.É uma extensão da Cruz Azul Internacional fundada em 1877, em Ginebra-Suíça e está presente em mais de 40 países.

Atividades e eventos da instituição

Serviços prestados pela Cruz Azul do Brasil nas áreas da dependência química, comunidades terapêuticas, grupos de apoio e prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

-Atendimento Psicológico Individual, crianças e adultos, que tenham problemas na área da dependência química;

-Defesa de direitos para a oferta de serviços de tratamento, acolhimento e prevenção para usuários de álcool e outras drogas, familiares.

-Editora Cruz Azul através da oferta de literatura especializada na orientação, prevenção e capacitação em assuntos relacionados a dependência química, comunidades terapêuticas, grupos de apoio mútua ajuda.
]
-Educação continuada de formação, conhecimento e treinamento para pessoas que trabalham diretamente com dependentes químicos e seus familiares. Também trabalhos de prevenção e grupos de apoio.

-Oferta de Grupos de Apoio de mútua ajuda para crianças, adolescentes e adultos (ambos sexos), dependentes e familiares.

-Ações de Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas junto a crianças e adolescentes, estudantes, adultos, trabalhadores e comunidade em geral. Através de palestras, cursos, acampamentos, rodas de conversa, seminários, acompanhamento pessoal e coletivo, literatura, dinâmicas, música e arte.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Cerca de 53.863 pessoas de Blumenau e de diversas cidades do Brasil
Faixa etária:
Crianças dos 7 anos, idade escolar, até adulto. Em diversos programas, como grupos de apoio kids
Eventos de arrecadação de fundos:
Bazares beneficentes;
Eventos gastronômicos de arrecadação de recursos.
Principais necessidades:
Ajuda financeira. Estamos passando por uma reforma de layout interno, onde pretendemos pintar internamente as paredes. (Janeiro/2024)

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

Equipamentos e acessórios de informática, material para dinâmicas com crianças e adolescentes...

Necessitamos de voluntários

Sim, jardinagem, limpeza, manutenção predial. Mídias digitais. Voluntários para eventos específicos, como pedágio, feijoada.

Estamos passando por uma reforma de layout interno, onde pretendemos pintar internamente as paredes.

Fotos da Instituição