Casa de Acolhida São Felipe Néri

Responsável
  • Giselle Stelle Cunha
Compartilhe

Horário de Funcionamento

7:30 às 17:00h – De Segunda a sexta-feira

Sobre

Atendemos crianças entre 5 e 14 anos no contra turno escolar, oferecemos para cada criança duas refeições, café da manhã e almoço ou almoço e café da tarde.

Missão

Retirar as crianças das ruas, acolhe-las na alegria e no amor e direcionar os jovens para o mercado de trabalho.

Breve Histórico

Tudo começou no ano de 2012, especificamente no Morro da Figueira localizado no bairro Velha Grande em Blumenau/SC. Dois amigos conhecendo a realidade e a necessidade daquela região decidiram cadastrar algumas crianças carentes para serem presenteadas naquele Natal, deu-se início assim ao Projeto Natal Solidário.
Na primeira edição (2012) participaram do projeto 157 crianças, já na segunda (2013) foram cadastradas 264 e na terceira (2014) o projeto atingiu 348 crianças diretamente e em torno de 1.000 (mil) pessoas da comunidade indiretamente.
Trabalho esse totalmente voluntário e ao passar dos anos outros voluntários foram aderindo ao projeto formando assim o grupo AMIGOS DA SOLIDARIEDADE.
A função dos Amigos da Solidariedade era identificar as crianças carentes, cadastrando suas reais necessidades.
Esse cadastramento era feito uma cartinha com os dados da criança como: nome, idade, foto, tamanho de roupa, calçado, material escolar e qualquer outra necessidade que fosse identificado no cadastramento.
Essas cartinhas eram disponibilizadas ao final das celebrações (missas) para que fossem adotadas por famílias que se sentissem tocadas e que assim como nós queiram fazer a diferença na vida dessas crianças, levando não somente bens materiais, mas levando o amor e a esperança de um futuro melhor.
O Natal Solidário tem como objetivo convidar pessoas (padrinhos) e empresas (parceiros) a promover as necessidades básicas às crianças e levá-los a conhecer essa realidade.
Todos os padrinhos são convidados a entregar os presentes pessoalmente e participar desse dia que sempre foi de muita alegria.
Após esses três anos, uma das integrantes dos Amigos da Solidariedade sentiu a necessidade de fazer mais, não somente no Natal, mas de poder acolhe-las, amá-las e acompanhá-las no seu desenvolvimento durante o ano todo.
Assim em uma conversa e orientação espiritual com o Pároco da comunidade Pe. Roberto Carlos Cattoni, deu-se início a esse projeto de acolhida - CASA DE ACOLHIDA SÃO FELIPE NERI!

Trabalhamos com crianças entre 5 à 14 anos, que estejam devidamente matriculados e frequentando o ano letivo em Escolas Municipais e/ou Estaduais.

Atividades e eventos da instituição

Apoio as tarefas escolares, jiu jitsu, capoeira, dança.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
65 crianças
Faixa etária:
5 a 14 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
Feijoada, café solidário, rifas, bazar semanal.
Principais necessidades:
Contratação de funcionários, professores e limpeza.

Atuação

Abrangência


Bairro Velha Grande

Doações

Alimentos, roupas, calçados e financeiro para possível folha de pagamento.

Necessitamos de voluntários

Professores, auxiliar de serviços gerais.