Casa de Acolhida São Felipe Néri

Associação

Responsável
  • Joelma Benta Rocha
Compartilhe

Projeto Urgente!

Construção de dependências na Casa 2.
Ficou interessado em contribuir e encontrar uma solução para este problema? Entre em contato conosco!

Sobre

Crianças de 5 a 14 anos no contraturno escolar, clube de mães, grupos de mulheres, encaminhamento dos jovens ao programa Jovem Aprendiz.

Horário de Funcionamento:
7:30 às 17:00h – De segunda a sexta-feira

Casa 01:Rua Paul Hermann Rosenwasser, 209, Velha Grande, Blumenau/SC
Casa 02: Rua Franz Muller, 6064, Velha Grande, Blumenau/SC

Missão

Acolher com amor e respeito crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, com atividades no contra turno escolar e encaminhamento ao mercado de trabalho, criando perspectivas para a construção de um futuro melhor.

Breve Histórico

A Casa de Acolhida São Felipe Neri é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2015 com o objetivo de acolher crianças e adolescentes de 5 a 14 anos de idade no período de seu contraturno escolar no território do Bairro Velha Grande. A entidade oferta o serviço na modalidade de Convivência Familiar e de Fortalecimento de Vínculos, para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, bem como outras atividades que contemplam aos grupos familiares dos atendidos, mulheres e jovens do território, através das alções de doações de alimentos, grupo de mulheres, clube de mães e encaminhamento para o mundo do trabalho através do programa de aprendizagem.
A entidade iniciou suas atividades no bairro Velha Grande no ano de 2016, quando a fundadora, que já tinha contato com a comunidade por 03 anos através de projetos de intervenções pontuais com a população (Natal Solidário), compreendeu que muito mais poderia ser feito para além da época festiva do natal, que o atendimento das crianças no período do contraturno escolar, o acompanhamento e a oferta de atividades e oficinas que favorecessem o desenvolvimento integral delas poderia vir a significar à comunidade, uma outra possibilidade além da realidade de vulnerabilidade (financeira, social e afetiva) que se apresentava até então.
A estruturação ocorre a partir do contato da fundadora com a Diocese de Blumenau, que cede o espaço da Capela São Pedro por 20 anos para a realização das atividades da Casa. A estrutura física passa por reformas e reparos para proporcionar maior segurança para os atendidos, o mobiliário inicial é adquirido através de doações e todas as atividades iniciais (de alimentação, recreação, limpeza e administrativas) são realizadas por voluntários. Com esta estrutura, as atividades se iniciam na Casa, com 30 crianças e adolescentes matriculadas, em 18/03/2016.
Ao longo dos anos desde a sua fundação, com o apoio de voluntários, doadores, captação de recursos financeiros e aproximação com o Poder Público, a entidade passa por diversas mudanças, sendo possibilitadas melhorias estruturais, aquisição de um imóvel próprio, ampliação de pessoal, melhorias em processos de gestão e administrativos e maior aproximação com as políticas públicas da Infância e Adolescência e de Assistência Social.
Desde o início das atividades, mais de 200 crianças e adolescentes foram atendidos diretamente, havendo 95 ativos atualmente (posição em 05/05/2020).

Atividades e eventos da instituição

Dentre as ações desenvolvidas pela entidade, destacam-se:
- o atendimento à crianças e adolescentes de segunda a sexta -feira, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, apoio nas tarefas escolares e oficinas diversas (música, dança, capoeira, Jiu-Jitsu, entre outras);
- o acompanhamento e intervenção junto ao grupo familiar dos atendidos através de visitas domiciliares, doações de alimentos e Encontro das Famílias;
- a realização de ações que contemplam as mulheres e jovens do território em geral (podendo não haver vinculação com nenhum atendido diariamente pela entidade) através do grupo de mulheres, clube de mães e inserção no Mundo do Trabalho através dos Programas de Aprendizagem.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
95 crianças atendidas na casa
Faixa etária:
5 à 14 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
Café colonial e churrasco cancelados em razão pandemia!

* Junho teremos a nossa Feijoada - 27/06
* Outubro faremos o Pedágio - 10/10
Principais necessidades:
Financeiro, assim poderíamos contratar funcionários para a cozinha

Atuação

Abrangência


Bairro Velha Grande

Doações

* Alimentos
* Roupas
* Dinheiro

Necessitamos de voluntários

* Para auxílio na cozinha;
* Aulas de informática