Grupo Escoteiro do Ar Pelicano 108/SC

Responsável
  • Jose Roberto Miesbach
Compartilhe

Horário de Funcionamento

Todos os sábados das 14:00h às 17:00h!

Sobre

O Escotismo, fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Missão

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores, baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

Breve Histórico

O Grupo Escoteiro do Ar Pelicano surgiu da necessidade de criar na região norte de cidade de Blumenau um grupo de escoteiros. Em novembro de 2012, foi obtida a autorização provisoria de funcionamento de União de Escoteiros do Brasil-Região de Santa Catarina.A partir deste momento começou-se a trabalhar com as crianças. Em marco de 2013, o Grupo aprovou seu Estatuto e o consequente registro de personalidade jurídica. Em dezembro de 2013, a Lei municipal numero 7933, declarou sua Utilidade Publica. Em dezembro 2014, pela Lei 16.571 o Estado de Santa Catarina, também, declarou o Grupo Escoteiro do Ar Pelicano de Utilidade Publica.

Atividades e eventos da instituição

Educação em valores expressados em uma promessa e uma lei aos quais se adere voluntariamente; programas progressivos, atraentes e estimulantes baseados nos interesses dos participantes, compostos por um marco simbólico sugestivo e um sistema progressivo de objetivos e atividades educativas variadas, incluindo jogos, habilidades úteis e serviços à comunidade. Estes ocorrem, na maior parte dos casos, ao ar livre, em contato com a natureza; a educação ativa através do aprender fazendo, do aprendizado através de jogos e por meio de tarefas; pertencer a pequenos grupos (por exemplo, uma patrulha) que, com o acompanhamento e a assistência responsável de adultos, incluem o descobrimento e a aceitação progressivos de responsabilidades, o autogerenciamento pendente para o desenvolvimento do caráter, a aquisição de habilidades e competências, a independência e confiança em si mesmo, o sentido das tarefas e a aptidão para cooperar e conduzir.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
59 crianças
Faixa etária:
6 a 21 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
Rifas, pasteladas e uma tradicional que é o almoço escoteiro. Este ano está agendado para o dia 25 de Setembro.
Principais necessidades:
Local para ser sede, onde poderão chamar de “nosso ninho”.

Atuação

Abrangência


Blumenau no bairro da Itoupava Central

Doações

Materiais ou dinheiro a ser revertido em materiais necessários para as atividades do grupo.

Necessitamos de voluntários

Adultos dispostos a participar do movimento de escoteiro e que sejam comprometidos em participar e ajudar o grupo nessa causa que é o desenvolvimento de jovens através das metodologias escoteiras.
Precisa-se de adultos para atuar em todas a áreas do grupo.