ABADA

Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos

Responsável
  • Elissa Maria Retcheski
Compartilhe

Sobre

A Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos- ABADA proporciona desenvolvimento pleno as pessoas com deficiência auditiva, visando sua integração social, profissional e educacional.

Horário de Funcionamento:
De 08h às 17h30.

Missão

Proporcionar à pessoa com deficiência auditiva, um pleno desenvolvimento visando sua integração na comunidade social, educacional através de atendimentos especializados, orientações e encaminhamentos e contribuir através de ações educativas para prevenção e detecção precoce da deficiência auditiva.

Breve Histórico

A Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos- ABADA foi fundada em 26 de abril de 1989, por iniciativa de pais e profissionais da área de educação e fonoaudiologia, envolvidos com as demandas sociais relacionadas aos deficientes auditivos de Blumenau. Na época este grupo refletia e desenvolvia atividades voluntárias junto aos espaços escolares e de saúde, trazendo a necessidade de serviços para a prevenção e reabilitação a este público que tanto necessitava ser orientado e esclarecido quanto aos seus direitos. A estrutura da entidade passou por vários espaços cedidos para realização de reuniões, palestras de prevenção da perda auditiva e orientações a pais, profissionais e usuários referente ao tema Deficiência auditiva. Contudo no ano de 1993 alguns profissionais da área de Fonoaudiologia e Educação Especial elaboraram um projeto, que deu início aos atendimentos especializados para as crianças/adolescentes com perda auditiva, a entidade passou por vários locais até que no ano de 1999 a ABADA foi acolhida através de comodato pela Casa do Leão. Aos poucos foi ampliando as demandas trazidas pelos usuários com deficiência auditiva, cuidadores e familiares, assim, atendendo todas as faixas etárias, houve a necessidade de integrar o atendimento multiprofissional, desta forma a equipe aos poucos foi sendo ampliada e estruturada. Hoje a ABADA conta com equipe multidisciplinar especializada para o desenvolvimento dos programas e projetos voltados à pessoa com deficiência auditiva, tornando-se uma organização de referência no município e região.

Atividades e eventos da instituição

Habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência auditiva.

Interpretação em Libras.
- Cursos de libras.
- Exames de Audiometria.
- Projetos para crianças, jovens e adultos de convivência, desenvolvimento cognitivo e acessibilidade comunicativa para os surdos.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Em média de 500 pessoas mensal
Faixa etária:
De 0 a 80 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
- Dia do Surdo.
- Aniversário da Instituição
- Pedágio Solidário

Projetos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para pessoas de 06 a 60 anos.
- Mundo do Trabalho para pessoas de 14 a 60 anos.
- Robótica para Adolescentes de 11 a 17 anos com perda auditiva.
Podem procurar a Instituição, os telefones e as mídias sociais.
Principais necessidades:
Doações financeiras para manter os projetos que atenda a comunidade surda e para a construção da nova sede.

Atuação

Abrangência


Blumenau e região

Necessitamos de voluntários

Sim, para auxilio nos projetos pedagógicos e nos eventos.

Fotos da Instituição