ACEVALI

Associação de Cegos do Vale do Itajaí

Responsável
  • Amarildo Vanzuita
Compartilhe

Sobre

Acevali nasceu com o propósito de socializar e logo foi constatado a necessidade de oferecer outros benefícios com encaminhamento ao mercado de trabalho, consultas oftalmológicas e encaminhamento aos benefícios das políticas públicas , aulas de Braille e informática para inclusão de nossos associados.

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta das 8:00h ás 17:00h

Missão

Ser uma instituição obstinada em atender nossos associados deficientes visuais nos encaminhamentos para nunca se sentirem desintegrados na sociedade.

Visão: Saber que estamos fazendo com que o deficiente visual tenha seus direitos respeitados.

Breve Histórico

A Associação de Cegos do Vale do Itajaí – Acevali foi fundada em 28 de fevereiro de 1987 e seu foco de ação era apenas a alfabetização da pessoa deficiente visual através do sistema Braille, bem como o repasse de noções de orientações e mobilidade.
Quando de sua fundação, a mesma ocupava um espaço físico cedido pela Prefeitura de Blumenau e contava apenas com dois funcionários e poucos associados.

Atualmente, a instituição funciona em sede própria e conta com mais de 160 associados cadastrados, tendo ampliado seus serviços e a equipe de funcionários e voluntários. As ações/serviços executados são no sentido de garantir a inclusão social do deficiente visual (cegueira total e/ou baixa visão), através do pleno acesso aos serviços públicos que lhes são garantidos em legislação (saúde, educação, previdência e assistência social, cultura, esporte, laser, trabalho, habitação), de forma a que tenham autonomia em seus atos.

Atividades e eventos da instituição

Coral, artesanato, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atividades físicas e aulas de braile e informática.

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
160 associados
Faixa etária:
entre 23 e 80 anos
Eventos de arrecadação de fundos:
Pedágio, pastelada, feijoadas, entre outros

Atuação

Abrangência


Blumenau

Doações

*Roupas e acessórios em bom estado para o brechó
*Cestas básicas
*Ajuda financeira.

Necessitamos de voluntários

*Psicólogos
*Professores de Braille
*Professores de informática
*Atendente no brechó

Fotos da Instituição