Trapamédicos

Voluntários da Saúde

Responsável
  • Vanessa Venceslao
Compartilhe

Sobre

Transformamos o ambiente por onde passamos. Em duplas de palhaços de hospital, encantamos adultos e crianças fazendo visitas nas instituições Hospital Santa Isabel, Hospital Santa Catarina e Hospital Santo Antônio.Utilizamos o poder do nariz vermelho para descongestionar o riso preso e tratar além do diagnóstico. Em nossos plantões cuidamos do paciente, acompanhante e colaboradores das instituições. Também temos o Projeto Trapapet que atua com idosos em casas asilares, e através de Intervenções Assistidas por Cães, busca promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos assistidos, nos âmbitos sociais, físicos, cognitivos e emocionais.

Horário de Funcionamento:
Sem funcionamento de atendimento ao público, trabalho de visitas de acordo com a escala gerada.

Missão

Amenizar os efeitos da internação em pacientes e, consequentemente, em seus acompanhantes através da alegria e sensibilidade trazida pela figura do palhaço de hospital, possibilitando a transformação da lógica hospitalar num ambiente mais leve e descontraído, ampliando este cenário aos colaboradores com o intuito de humanizar as relações dentro do ambiente hospitalar.

Breve Histórico

A fundadora, Adriana Kreibich da Costa Fontenelle, desde pequena acompanhava a avó em trabalho voluntário em ambiente hospitalar. E com essa proximidade viu nascer a vontade de participar de alguma forma dessa ação. Depois de ter contato com outros grupos que desenvolviam trabalho de palhaço teve a certeza de que esse era o caminho que desejava seguir. Então, em 2006 nasceu a Dra. Biscoito, que ao longo dos anos foi ganhando vários amigos, e formando essa família conhecida como Trapamédicos. Atuam como palhaços de hospital na cidade de Blumenau. Em alguns momentos do dia, escondidos por suas identidades secretas de meros cidadãos, atuam em diversas áreas profissionais. Em outros momentos, vestem seus jalecos e colocam os seus narizes vermelhos para se transformarem nos melhores besterologistas com diversas especialidades.
Além dos palhaços, a equipe de Trapamédicos conta com a assistência de músicos, psicólogo e voluntários acompanhantes que auxiliam em todas as atividades realizadas pelo grupo. Além de uma diretoria composta por voluntários que fazem a gestão da instituição.

Atividades e eventos da instituição

Transformação do ambiente hospitalar através de visitas de palhaços de hospital, e atividade assistida com animais

Informações Adicionais

Número de beneficiados atualmente:
Até agora já visitamos 60.000 pessoas
Faixa etária:
Todas as idades.
Eventos de arrecadação de fundos:
Bazar - 2 vezes por ano, feijoada, rifas, festas internas.
Principais necessidades:
Recursos financeiros para a construção da nossa sede. Fazemos parte do CASA - Centro de Amor à Saúde, que junto com Casa de Apoio e Abada, estamos construindo sede própria.

Atuação

Abrangência


Blumenau - hospitais Santa Isabel, Santa Catarina e Santo Antônio, além da Renal Vida / Radioterapia

Necessitamos de voluntários

Nossos voluntários entram através de um processo de seleção que acontece de tempo em tempo. Depois dessa etapa, recebem treinamento e participam do Projeto Café com Leite no qual por 6 meses são acompanhados e avaliados por TrapaDindos e TrapaTutores. Somente após esse período, de acordo com o resultado formam-se como Trapamédicos.

Fotos da Instituição